Portão Automático Basculante

Portão modelo basculante abre e fecha no sentido horizontal. O portão é guiado por duas calhas nas laterais. Dentro destas calhas passam rolamentos, onde o cabo de aço é preso. Este cabo vai até o contrapeso. Em portões mais pesados são instalados duas calhas no sentido horizontal para sustentar o portão quando ele estiver aberto.

Vantagens: Ao abrir, a folha do portão fica um pouco para dentro da garagem, assim, não toma espaço do veículo dentro da garagem.

Desvantagem: para o portão abrir e fechar depende do bom funcionamento de uma série de partes mecânicas que têm de estar bem alinhadas. E sem dúvida, o portão modelo basculante é um dos portões que mais dá defeito. É necessário profissional com experiência na etapa de instalação e depois para a sua manutenção.

Pontos a serem observados na manutenção: 

  • Os trilhos laterais devem estar bem firmes, não balançando quando o portão se movimenta.
  • O contrapeso tem a função de balancear o peso do portão de forma que o motor não tenha de fazer força excessiva, para abrir ou fechar. Deve ter o peso aproximado da folha do portão. 
  • A folha do portão deve subir e descer em equilíbrio. Não pode iniciar a se abrir um dos lados e só depois o outro iniciar a subida. Para isto, a folha do portão tem de ser rígida para não torcer.

Caso esta condição não exista, a folha do portão tende a prender-se nos trilhos laterais ou na parte de cima do portal. Isto pode provocar a queima do motor, da  central de comando, ou fazer com que o cabo de aço se rompa.