Portão automático abre sozinho

Portão automático abre sozinho. É inevitável equipamentos eletrônicos darem defeitos ou sofrem interferências das mais diversas fontes.

Portões automáticos em geral são acionados por controles remotos (rádios transmissores). Estes rádios trabalham numa faixa de freqüência. A central que comanda o motor, tem um receptor interno, na mesma faixa de frequência dos rádio transmissor.

Os transmissores (rádios) têm de ser programados na central do motor, para que ela reconheça aquele rádio como fazendo parte do seu sistema. Isto é para a segurança dos usuários de sistemas de portões automáticos. Se não foce necessário codificar o novo controle na central, qualquer pessoa poderia comprar um rádio de controle novo e sair por ai abrindo portões automatizados. 

Se o portão começa a abrir sozinho pode ter diversas causas, vejam algumas:

  1. Interferência de sinal de rádio, que atua nas redondezas, na mesma freqüência, do receptor da central de comando do motor.
  2. O controle remoto do condomínio vizinho, pode ser programado por acidente em sua central do motor. Isto acontece, quando o técnico do seu portão entrar na programação da central para adicionar mais um controle remoto. Se neste mesmo tempo o condomínio vizinho usar o seu rádio para abrir o portão dele. Aquela onda de rádio entra na programação da sua central e passa a ser aceita como um controles remoto do seu sistema.
  3. Defeito em algum transmissor (rádio de controle remoto) de algum usuário. Neste caso o defeito mais comum é no botão do rádio, que pode estar em curto. Se isto acontece o rádio fica mandando ordem constantemente para a central abrir o portão.
  4. O botão (botoeira) ou o fio em curto.
  5. Defeito na própria central de comando do motor.
  6. Interferência causada por descarga eletromagnética de raios.
  7. Sabotagem. Usuário do portão apertando o controle dele, indevidamente para simular defeito no sistema de automação do portão.

Cada defeito alistado acima tem uma maneira especifica de ser tratado.