Potência de Motores para Portões

O motor do seu portão dá muito defeito?

Independente do modelo de portão,  os princípios aqui apresentados se aplicam. Os motores para portões de garagem são fabricados com potência (força) de 1 HP, 1/2 de HP, 1/3 de HPPortão_Motor_Basculante Portão_Motor_Deslizante e 1/4 de HP. 

Sendo que os motores de  1 HP são os motores mais fortes, (Apropriados para grandes e pesados portões, como os portões de garagens de caminhão ou ônibus) e os motores de 1/4 de HP são os mais fracos e mais apropriados para portões leves (construídos com alumínio) com poucos carros na garagem, como os portões residenciais. 

Mesmo não atendendo as especificações técnicas, para o trabalho que os motores exercerão, os motores de 1/4 de HP são muito utilizados em Condomínios, com grande quantidade de veículos na garagem e com portões de ferro (pesados).  Em parte, este é o motivo da grande incidência de defeitos em motores de portão de garagem.

Na escolha do motor o técnico instalador deve levar em conta o peso da folha do portão e o trabalho deste motor, ao longo de um período mínimo 1 (um) ano. O cálculo abaixo dá uma ideia do quanto um motor para portão de garagem trabalha por ano.

Escolher um motor errado, (com pouca força – HP), para um portão pesado e com alto fluxo de veículos resultará em desgaste prematuro deste motor, porque ele sempre trabalhará no seu limite de capacidade.