Centrais para motores de Portões de Garagens

Poucos se dão conta de que um motor para portão de garagem é comandado por um circuito eletrônico; a central de comando do motor.

O “Cérebro” do Motor: É a central de comando que dá a partidaCentrais para motores de portões no motor, quando um controle remoto, cadastrado nela, é acionado. Faz o motor parar de funcionar no momento certo, quando o portão já está aberto ou fechado. A central controla também o tempo que o portão deve ficar aberto, antes de fechá-lo automaticamente.

A Central, também controla diversas funções, algumas destas relacionadas com a segurança do automóvel que passa pelo portão, dos pedestres na calçada, de pedestres que por ventura tentem passar por um portão de garagem automatizado para uso automotivo.

Algumas funcionalidades de uma central para motores para portões de garagem:

Controle remoto alarme para casa, lojas, escritórioUm Controle Remoto para portão de garagem, é um transmissor de ondas de rádio. Estas ondas, são recebidas por um receptor na central que, se identificar àquele rádio controle como fazendo parte do sistema, a central atuará para abrir ou fechar o portão. Nas centrais micro-processadas, este receptor já está incorporado na placa da central.

Segurança contra invasão: Não basta adquirir o Controle Remoto em uma loja. Cada Controle Remoto deve ser cadastrado (codificado) na central, para que funcione naquele portão.

Está operação deve ser feita por pessoas treinadas em lidar com este tipo de equipamento. Para cadastrar um novo Controle Remoto, é necessário entrar na programação da central. Assim, há sempre o risco de se apagar na central, todos os outros Controles Remotos já cadastrados (codificados).

Sinaleira: É um acessório obrigatório em todo portão de garagem,Sinaleira de Saida de veiculos de garagem em que os veículos tenham de cruzar uma calçada de pedestre ao sair ou entrar do Prédio.

Fotocélula: Acessório de segurança regulamentado por lei. Protege veículos, pessoas e animais de acidentes. Este dispositivo impede Fotocelula para potão de garagemque o portão se feche, se alguma coisa estiver no trajeto da fotocélula.

Ajuste de chegada: A central “conta” os giros do motor. Assim, sabe o momento certo para diminuir a rotação do motor. Evitando que o portão bata contra os portais do portão, ao se fechar ou abrir.

Freio do motor na parada: Evita passar o fim de curso. – cada portão tem seu próprio comprimento e altura. A Central memoriza o trajeto que o portão tem de fazer para abrir ou fechar o portão. Assim, no momento certo desliga a energia elétrica do motor, para que ele pare de funcionar.

Embreagem eletrônica: Possibilita o ajuste da força do motor, durante o seu funcionamento. – sem este dispositivo de segurança o motor faria uma força muito grande. Se uma pessoa, veículo ou objeto fosse atropelado pelo portão em funcionamento, poderia sofrer graves danos. Devido a força de um motor elétrico.