Motor do portão gira só para um lado

Defeito: o motor só roda para um lado.

Estator de um motor

ATENÇÃO: Se você não é um eletricista ou não tem conhecimento de eletrônica, não tente fazer manutenções em um motor ou a central de comando de motores. Motores para portões de garagens são alimentados por tensões de 110 Vac , 220Vac. ou 360Vac. , dependendo do sistema de automação. Podem dar choques perigosos.

Para sanar este tipo de defeito é preciso entender como funcionam as rotações de um motor para portão de garagem. Quem faz a mudança da rotação é a central de comando do motor. Mas, para isto acontecer outros fatores estão envolvidos além da central de comando, o próprio motor, sensores de fins de curso e sensores de infravermelho.

Central de comando para motores de portões de garagem e infravermelho.

Entender o funcionamento de cada parte do sistema de automação de um portão isoladamente, identificar o defeito, consertar ou substituir só a parte defeituosa é o segredo.

Entenda primeiro como funciona:

1) A rotações de motor
2) A central de comando de motores
3) Os sensores de fins de curso
4) Os sensores de infravermelho

Exemplo: Quando se aperta o botão do controle remoto a central de comando recebe um sinal de rádio que é enviado ao circuito integrado e o circuito

Sensor de fim de curso de sistema de automação de portões

envia um sinal elétrico para o transistor acionar um dos relés que chave a tensão da rede (110Vac, 220Vac ou 360Vac) para uma das fases do motor, fazendo ele girar para um lado. Isto vai movimentar a folha do portão para abrir ou fechar.

Note que a central só aciona um relé de cada vez, primeiro um depois o outro, cada um dos reles é responsável pela rotação do motor em uma direção.

Os sensores de fim de curso podem alterar este funcionamento da central, fazendo com que ela só mande informações para uma das fases do motor, com isto ele girar só em uma direção.

Se o motor está apenas abrindo o portão, muito provavelmente o defeito pode ter origem no sensor de infravermelho.

Vamos tentar isolar o defeito:

  • Coloque o portão no manual
  • Desconecte os fios dos sensores de fim de curso da central de comando e teste estes sensores e seus fios.
  • Desligue o motora da central e acione o comando pelo controle remoto ou BOT, verifique se os dois relés atuam.
  • Teste os fios, a fonte de alimentação e o circuito do sensor de infravermelho. Cada modelo de infravermelho tem seu próprio funcionamento. Procure o manual do fabricante deste equipamento e execute os testes conforme as indicações.
  • Se nestes testes tudo estiver funcionando, teste o motor à parte do estator, medindo a resistência de seu rolamento.