Saiba tudo sobre: Portão Automático modelo basculante

São os mais comuns em condomínios principalmente nos portões internos, porque ocupa menos espaço na garagem, uma vez que ao se abrir o portão fica no alto.

Portões deste modelo trabalham contra a gravidade. Obrigatoriamente tem de ter um contrapeso (caixa cheia de ferro, pedra ou areia) e um sistema de cabo de aço e roldanas, para minimizar a força que o motor faz para levantar e abaixar o portão.

Quanto mais pesada for a folha do portão, mais pesado deverá ser o contrapeso e isto acarreta maior pressão nos cabos de aço que sustentam este contrapeso e a folha do portão.

O contrapeso e a folha do portão podem ser comparados a uma balança antiga de dois pratos. Quando um lado sobe o outro desce, e quanto mais peso se coloca de um lado, mais peso é necessário se colocar do outro lado, para se ter um equilíbrio. Caso contrário o lado mais pesado desce e fica sempre na parte de baixo, requerendo um esforço para este lado subir.

O contrapeso de um portão deve ser próximo ao peso da folha do portão para o motor fazer o movimento de abrir e fechar sem muito esforço.

O motor pode ser instalado no sentido horizontal ou Vertical. Na instalação do motor na horizontal ele fica na parte de cima do portão, e necessita de um motor especial com um braço longo de 2 metros ou mais, dependendo da altura do portão.

A instalação do motor na horizontal é recomendada se o portão for pesado ou com largura superior a 2,70 cm. – porque o motor ficará instalado na parte de cima e no meio da folha do portão, fazendo o movimento desta folha de forma mais uniforme, sem forçar a folha do portão para um dos lados.

A instalação do motor na vertical: o motor é instalado ao lado da folha do portão, em pé. Só é recomendado se a folha do portão for bem leve e não tiver mais de 2,70 cm. de largura. E o portão deve ter rigidez mecânica, porque o motor vai puxar a folha do portão sempre por um lado. Isto tende a empenar este portão com o tempo, e se isto acontecer, um dos lados do portão poderá se prender na coluna lateral (portal), impedindo o fechamento ou abertura do portão.

Para os dois tipos de instalação horizontal e vertical são necessários o mesmo sistema de contrapeso, cabos de aço, roldana, calhas vertical e horizontal. Com pequenas variações no modelo destes acessórios